sexta-feira, 15 de julho de 2011

Atividades de História Medieval - Arte, Ciência, Filosofia e Literatura

Questões de Vestibular: História - Medieval - Arte, ciência, filosofia e literatura

Questão 1: (UNIFESP/SP) Terminada a Antigüidade, havia à disposição do Ocidente medieval duas concepções filosóficas fundamentais e distintas: a visão grega (resumida por Aristóteles) de que o homem foi formado para viver numa cidade, e a visão cristã (resumida por Santo Agostinho) de que o homem foi formado para viver em comunhão com Deus. Nos últimos séculos da Idade Média, com relação a essas duas filosofias, é correto afirmar que:
A - foram reconciliadas por São Tomás de Aquino ao unir razão (livre-arbítrio) com revelação (fé);
B - entraram em conflito e deram lugar a uma nova visão, elaborada por frades beneditinos e dominicanos;
C - continuou a prevalecer a visão grega, como se pode ver nos escritos de Abelardo a Heloísa;
D - sofreram um processo de adaptação para justificar a primazia do poder temporal ou secular;
E - passou a predominar a visão cristã, depois de uma longa hegemonia da visão grega.

Questão 2: (PUC-MG) Na arte do Renascimento, os ideais da Idade Média começavam a ser repelidos, mas sua extinção só se daria lentamente. Pois, durante muito tempo, o espírito medieval estaria encravado na essência do Renascimento. Observando-se a figura é incorreto afirmar que a obra representa:
Fonte: Mestres da Pintura. Fra Angélico (1387-1455). Episódio da Fuga do Egito. p. 59. Abril Cultural
A - a visão de uma sociedade marcada pelo pessimismo e desprezo ao cientificismo;
B - a representação da vida de Cristo com um tom narrativo de forte apelo popular;
C - o desenvolvimento do humanismo e a valorização do campo na paisagem;
D - a harmonia entre a vida cotidiana da época e diversos elementos do Cristianismo.

Questão 3: (UFJF/MG) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e príncipes também julgavam-se no direito de poder criá-las.
Sobre as universidades medievais, é incorreto afirmar que:
A - o crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII, estava atrelado à expansão dos setores urbano e comercial;
B - desde seu início, as universidades conseguiram manter-se afastadas da influência do pensamento predominante da Igreja Católica;
C - a criação das universidades ampliou a atividade de ensino, anteriormente centralizada junto aos mosteiros situados no campo;
D - o ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música;
E - a filosofia escolástica, estudada nas universidades, buscava harmonizar a razão com a fé.

Questão 4: (UFPR) “No coração da obra, esta idéia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus hierarquicamente o situou.”
DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Lisboa: Estampa, 1979. p. 105.
A citação resume o princípio norteador do estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosa da Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a alternativa correta:
A - A necessidade de luminosidade levou ao desenvolvimento de técnicas cada vez mais apuradas de sustentação de grandes candelabros nas altas abóbadas, a fim de garantir, com velas de cera, a luz no interior da construção, visto que a luz natural é escassa na maior parte do ano nas regiões setentrionais da Europa.
B - Na Idade Média, todos os pensadores que discordavam do pensamento oficial da Igreja tinham que buscar espaços alternativos para a manifestação de suas idéias. As catedrais góticas, construídas nas cidades, são um exemplo desse tipo de espaço.
C - A luminosidade das catedrais góticas representa uma tentativa dos arquitetos da época de identificar os espaços sagrados com o entusiasmo predominante no século XIII, decorrente das boas condições de vida que se instauravam com a conjuntura de crescimento urbano, mercantil e agrícola que predominava naquele contexto. Com isso, a Igreja mantinha atualizados seu discurso e presença como convinha ao otimismo da época.
D - Como as catedrais eram construídas por mestres pedreiros, ferreiros, vitraleiros e carpinteiros, entre outros, a arquitetura das altas igrejas e a aparência de poder e verticalidade das construções decorriam das aspirações desses membros das corporações de ofícios de conquistarem o poder dentro das cidades.
E - Os vitrais representavam cenas ocorridas durante a construção das catedrais, que demoravam décadas até estarem concluídas, e apresentavam sobretudo cenas do trabalho dos mestres e trabalhadores manuais.

Questão 5: (UFC) Em relação à poesia e à literatura na Idade Média, é correto afirmar que:
A - a obra-prima “A Divina Comédia” de Dante Alighieri representa a renovação dos valores artísticos, na baixa Idade Média.
B - os ciclos de poemas e romances da “Távola Redonda” colocavam em cena as lutas fratricidas de Carlos Magno contra o Rei Artur.
C - a “canção de gesta”, muito popular nas feiras e festas, envolvia as técnicas da mímica e das marionetes.
D - a escolástica, disciplina teológico-filosófica dominante no conhecimento medieval, caracterizava-se pela denúncia da filosofia grega da Antiguidade.
E - a “Canção de Rolando”, epopéia épica, muito em voga na Idade Média, retratava as invasões germânicas ocorridas a partir do século V.


Questão 6: (UFMS) O texto que segue abaixo trata da história da Universidade na Europa Ocidental durante a chamada Idade Média. “Enquanto instituição, a Universidade possuía simultaneamente uma influência limitadora e
libertadora. Como aspecto limitador, ela era o baluarte da fé e da Igreja, o instrumento dos papas, reis, prelados e das ordens religiosas, que dela obtinham um novo estamento clerical formado por especialistas e oficiais academicamente treinados. Instruídos no cânone e nas leis civis, tais homens tornaram-se auxiliares valiosos para o ascendente poder da Igreja e das monarquias.” (Inácio, Inês C.; LUCA, Tania Regina de. O pensamento medieval.
2. ed. São Paulo: Ática, 1991. p. 55.) A partir da análise do texto apresentado e com base em seus conhecimentos sobre a história da Europa, é correto afirmar que:
1 - a Universidade é uma grande instituição medieval que sobreviveu até os dias de hoje, assim como também o são a monarquia constitucional, o
parlamento, o tribunal do júri e a Igreja Católica Apostólica Romana;
2 - na Idade Média, as universidades também eram uma espécie de oásis de liberdade, isto é, instituição em que todas as questões, cuja discussão estava proibida em outras partes, eram debatidas, inclusive temas complexos e delicados relativos a Deus, ao mundo, à Igreja, ao cristianismo e ao dogma;
4 - desde seu início, a Universidade foi o lugar privilegiado para os jovens da burguesia ascendente estudar direito, medicina e teologia. A partir do século XIV, os filhos da nobreza em decadência puderam freqüentá-la,
embora sendo recebidos pelos burgueses com trotes violentos, tradição esta que ainda perdura em várias universidades do Brasil.
8 - apesar de ter sido palco de profícuos debates políticos e religiosos, na Idade Média, as universidades acabaram sendo as maiores propagadoras dos dogmas defendidos pela Igreja Católica Apostólica Romana e da obediência pacífica às leis em vigor;
16 - inicialmente, o temo universidade significa apenas uma associação ou corporação de ofício e não um local de saber universal. Posteriormente, passou também a significar uma associação de escolas ou faculdades como hoje a conhecemos.
SOMATÓRIA ( )

Questão 7: (UFMS) Leia com atenção e analise o texto: “O Período Medieval, com todas as suas diferentes manifestações, só pode ser melhor compreendido se considerarmos as suas reais peculiaridades, se deixarmos de olhá-lo como um imenso hiato entre duas civilizações, se reconhecermos que foi verdadeiramente nele que se construiu a concepção de mundo e de homem da Europa ocidental e cristã.” (INÁCIO, Inês C.; LUCA, Tânia Regina de. O pensamento medieval. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991, p. 87) Com base nas idéias contidas no texto apresentado e em seus conhecimentos sobre História Medieval, é correto afirmar que:
1 - o Período Medieval realmente foi a “idade das trevas”, um período em que as sociedades européias viveram na escuridão econômica e sociocultural, verdadeira barbárie;
2 - apesar das idéias comumente veiculadas sobre esse período, a produção intelectual do medievo foi rica e original;
4 - o homem e a mulher medieval viveram em um mundo marcado pela abundância e pela paz, todavia dividido entre uma elite de sábios e os mitos ignorantes;
8 - embora ainda referido como “idade das trevas”, foi no Período Medieval que teve início o processo da “Revolução Industrial” que culminou com o surgimento do capitalismo ocidental;
16 - o Período Medieval compreende tempos muito diferentes: as condições materiais de produção e de circulação de idéias eram precárias, não havia qualquer dos nossos meios atuais de comunicação de massa, o desenvolvimento tecnológico como o conhecemos hoje enfrentava grandes dificuldades e o pensamento teocêntrico estava presente em todos os momentos e em todas as esferas da vida humana.
SOMATÓRIA ( )

Questão 8: (UEL/PR) "Em finais do séc. IX surge na literatura medieval, para se espraiar no século XI e até tornar-se um lugar comum no século XII, um tema que descreve a sociedade dividida em três categorias ou ordens. As três componentes desta sociedade tripartida são segundo a forma clássica de Adalberto de Laon do séc. XI: oratores, bellatores, laboratores." (LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Editorial Estampa, 1979.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a estrutura social da Idade Média, é correto afirmar:
A - Na estrutura tripartida, o conjunto dos homens livres subsistia sem seus servos.
B - Os oratores, pertencentes à ordem clerical, recusavam qualquer pagamento pelos seus préstimos, pois a sua vocação era meramente combater.
C - A atividade religiosa, o prestígio militar e a incumbência da produção eram, respectivamente, elementos constitutivos das três ordens no medievo.
D - Os bellatores tinham a responsabilidade de produzir alimentos para as outras duas ordens.
E - Os laboratores constituíam uma camada social marcada pelo distanciamento das atividades ligadas à terra e ao pastoreio de animais.

Questão 9: (ASBEC/BA) Sobre a cultura da Europa Ocidental, é correto afirmar:
A - A língua germânica, por ser a mais falada no mundo medieval substituiu o latim nos currículos das universidades.
B - A arquitetura voltou-se para a construção de luxuosas residências citadinas, habitadas por cavaleiros e guerreiros.
C - As autoridades eclesiásticas incentivaram os estudos de astronomia, buscando uma explicação científica para o equilíbrio universal.
D - A produção literária, privativa dos senhores feudais, concentrou-se em narrações de cunho profano e críticas aos representantes da Igreja.
E - A escolástica, principal corrente filosófica do período, resultou da conciliação entre o racionalismo dos gregos e os princípios doutrinários cristãos.

Questão 10: (UFPE) Sobre práticas de cura na Idade Média, assinale a alternativa correta:
A - Médicos e feiticeiras realizavam práticas medicinais. Aqueles com base nos tratados gregos e essas fundamentadas em práticas empíricas das ervas.
B - Feiticeiras medievais foram, para a medicina medieval, verdadeiras cirurgiãs, que atendiam doentes de todas as camadas sociais.
C - Os tratados de medicina aplicados pelos gregos, judeus e árabes foram proibidos pela Inquisição.
D - O saber sobre a cura, praticado por feiticeiras e carrascos, foi amplamente usado na França e na Inglaterra, onde eram respeitados como verdadeiros médicos.
E - Com base na higiene doméstica e no saneamento construído nas vilas e cidades medievais, muitas doenças foram combatidas durante a Idade Média.

Questão 11: (FUVEST/SP)...o desejo de dar uma forma e um estilo ao sentimento não é exclusivo da arte e da literatura; desenvolve-se também na própria vida: nas conversas da corte, nos jogos, nos desportos... Se, por conseguinte, a vida pede à literatura os motivos e as formas, a literatura, afinal, não faz mais do que copiar a vida.
(HUIZINGA, Johan, O declínio da Idade Média.) Na Idade Média essa relação entre literatura e vida foi exercida principalmente pela:
A - vassalagem;
B - guilda;
C - cavalaria;
D - comuna;
E - monarquia.

Questão 12: (FUVEST/SP) "Os próprios céus, os planetas e este centro [a Terra]
Respeitam os graus, a precedência e as posições.
Como poderiam as sociedades,
Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades,
O comércio pacífico entre praias separadas,
A primogenitura e o direito de nascença,
Os privilégios da idade, as coroas, cetros, lauréis,
Manter-se em seu lugar certo – não fossem os graus?"
Estes versos de Shakespeare (da peça Troilo e Cressida) revelam uma visão de mundo:
A - moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comércio e, virtualmente, até do novo continente;
B - medieval e aristocrática, ao defenderem privilégios graus e hierarquias como decorrentes de uma ordem natural;
C - universal e democrática, ao se referirem a valores e concepções que ultrapassam seu próprio tempo histórico;
D - clássica e monarquista, ao mencionarem instituições, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram características do mundo greco-romano;
E - particularista e elitista, ao expressarem hierarquias, valores e graus exclusivos da Inglaterra do século XVI.

Questão 13: (UFPR) A Idade Média foi considerada, pelos iluministas do século XVIII, como uma “noite de mil anos”. Esta afirmativa não é correta. Muita coisa foi inventada e criada durante aquele período histórico, podendo-se destacar:
1 - As colunas de ornamentação e sustentação na arquitetura, denominadas coríntia e jônica.
2 - As universidades, organizadas em corporações de professores e alunos, com governo próprio e autônomo.
4 - A criação de um pensamento original chamado filosofia escolástica.
8 - A criação, na arquitetura, de um estilo próprio e característico chamado gótico.
16 - O surgimento do estilo barroco, com uso excessivo de luzes e cores no seu interior.
SOMATÓRIA ( )

Questão 14: (FPM/SP) Sobre a Ciência Medieval, é correto afirmar:
1 - Era subordinada à religião; com o Renascimento Comercial e Urbano, as ciências apresentaram um relativo desenvolvimento, favorecido pela influência dos árabes.
2 - João Scott Erígina, no século IX, chegou a formular a Teoria Heliocêntrica, retomada mais tarde por Copérnico.
4 - Pierre d’Ailly (1350-1410), autor do “Imago Mundi” (Imagem do Mundo), levantou a hipótese de atingir-se as Índias navegando para o Ocidente.
8 - A Química, confundida com a alquimia que os árabes difundiram, desenvolvia processo para a extração do mercúrio, regras para preparar vidros e esmaltes, noções precisas sobre ácidos e seus derivados.
16 - Os algarismos arábicos foram difundidos pelo monge Aurillac, que se tornou Papa com o nome de Silvestre (999-1003).
SOMATÓRIA ( )

Questão 15: (UNICENP/PR) Julgue as seguintes afirmações sobre as universidades medievais:
I. As universidades são filhas do renascimento intelectual do século XII e da nova curiosidade originada pelos contatos que o Ocidente estabeleceu com os mundos muçulmano e bizantino.
II. As universidades eram corporações de professores e alunos.
III. As universidades eram completamente independentes do poder eclesiástico.
IV. As universidades estavam divididas em quatro faculdades: Artes, Medicina, Direito e Teologia.
Assinale a alternativa correta:
A - somente a II afirmativa é correta;
B - somente a I afirmativa é correta;
C - somente as afirmativas I e II são corretas;
D - somente as afirmativas I, II e IV são corretas;
E - todas as afirmativas são corretas.

Questão 16: (UNICENP/PR) Nas artes medievais, o grande destaque foi a Arquitetura, com os seus dois principais estilos: o românico e o gótico. Dentre as características abaixo, qual delas refere-se ao estilo gótico?
A - Arco redondo.
B - Vitrais que permitiam melhor iluminação.
C - Paredes maciças.
D - Grandes pilastras.
E - Predominância da linha horizontal.

Questão 17: (FPM/SP) Sobre a Filosofia Medieval é correto afirmar:
1 - Quando Santo Agostinho escreveu “A Cidade de Deus”, seu esforço demonstrava a angústia diante da “cidade dos homens”, que aparecia extremamente hostil. Tendo estudado a doutrina dos filósofos neoplatonistas, sua utopia, refletindo a Utopia de Platão, procurou desenvolver no homem medieval a constante preocupação com a salvação eterna.
2 - As obras de Santo Agostinho desenvolveram a idéia de predestinação do homem. Para ele, os homens estão predestinados ou para o bem ou para o mal – daí a salvação eterna não depende do indivíduo, e sim de uma escolha a priori do Deus-Pai.
4 - A elaboração da síntese teológica medieval só se completou no século XIII.
8 - Num estudo mais aprofundado, entende-se que a Escolástica serviu apenas como um instrumento à Teologia.
16 - A Suma Teológica foi escrita em dialeto toscano.
SOMATÓRIA ( )

Questão 18: (PUC-PR) Sobre a cultura medieval, podemos afirmar:
I. A Idade Média foi um período de expressiva produção cultural, embora os renascentistas a tivessem denominado de Idade das Trevas por combaterem a temática daquele período.
II. Enquanto o Renascimento foi um movimento anticlerical e antiescolástico, a cultura medieval foi essencialmente religiosa e teocêntrica.
III. Entre as obras literárias medievais destacam-se a “Canção de Rolando”, “Poema do Cid” e a “Canção de Nibelungos”.
IV. O “Romance da Rosa” e a “Divina Comédia” são obras em que as características religiosas e teocêntricas mais se evidenciaram.
Estão corretas:
A - apenas I e II;
B - apenas II e III;
C - apenas I, II e III;
D - apenas II e IV;
E - apenas I, III e IV.

Questão 19: (CEFET/PR) Dentro das escolas filosóficas dos séculos XIII e XIV, o maior filósofo italiano – Santo Tomás de Aquino, conhecido como “O doutor angélico”, criou um sistema denominado “Tomismo”. Isto ocorreu dentro da escola:
A - empírica;
B - escolástica;
C - combinatória;
D - mística;
E - racional.

GABARITO:
questão 1: A - questão 2: A - questão 3: B - questão 4: C - questão 5: A - questão 6: 19 - questão 7: 18 - questão 8: C - questão 9: E - questão 10: A - questão 11: C - questão 12: B - questão 13: 14 - questão 14: 31 - questão 15: D - questão 16: B - questão 17: 15 - questão 18: C - questão 19: B

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